INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2013/09/30

Reposição de areia na praia de Ofir



"Tiveram início os trabalhos de reposição de areia na praia de Ofir, em Esposende, uma área considerada crítica devido à erosão que tem vindo a desgastar os sistemas dunares, fundamentais para evitar a inundação das zonas edificadas.

Segundo informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a intervenção realizada através da Administração da Região Hidrográfica do Norte, está orçada em cerca de 25 mil euros. Os trabalhos fazem parte das acções prioritárias identificadas no Plano de Acção de Valorização e Protecção do Litoral 2012-2015.

A acção desenvolve-se numa extensão de aproximadamente 220 metros e destina-se ao reforço da faixa superior da praia, em frente ao hotel e edifícios de habitação, recorrendo à movimentação e ripagem de areias com carácter de urgência e exigirá reposições anuais. A APA salienta que a área agora intervencionada “está há vários anos identificada como crítica, uma vez que a erosão tem vindo a desgastar os sistemas dunares que até agora têm evitado a inundação das zonas edificadas.”

A intervenção é financiada em 85 por cento pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território e, em 15 por cento, pelo Fundo de Protecção de Recursos Hídricos"
 
Blogue Pedrinhas&Cedovém com Portal Ambiente Online

Sem comentários: