INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/02/06

Avanço do mar ameaça Torres de Ofir

O avanço do mar está a colocar "em sério risco" as Torres de Ofir, em Esposende, que já têm a água a "um metro e meio, dois metros", afirmou, esta quinta-feira, o vereador da Proteção Civil na Câmara local, Maranhão Peixoto. 




A praça que serve as Torres de Ofir, em Esposende, está a ceder. O mar já levou passadiços, rampas de betão de acesso ao que resta da praia e está ameaçar as fundações da Torre 1.
"Se o mar continuar a avançar com esta ferocidade, as torres correm sério risco", disse à Lusa Maranhão Peixoto, vereador da Proteção Civil de Esposende.
O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, garantiu que "neste momento, não está em causa a ruína" das três torres de Ofir, mas sublinhou que a situação será alvo de uma "avaliação permanente".
Neste momento, ainda segundo Benjamim Pereira, não se coloca a questão da evacuação das torres, mas haverá uma "avaliação permanente" da situação para a tomada de medidas de acordo com a evolução do estado do mar.
No fim de semana, por precaução, já foi vedado o acesso ao parque de estacionamento à superfície da torre mais a norte. 

Blogue Pedrinhas & Cedovém com Jornal de Noticias




Sem comentários: