INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/04/02

PORTUGAL É MAR

O que o Mar tem conquistado de Território

A quantidade de território que o mar tem conquistado com as politicas dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), que consagram proibições, desvalorizações de recursos naturais, abandonos de ecossistemas, interdição de sedimentação e o aumento do desgaste dos cordões dunares, designadamente os recursos hídricos, e cuja sua  principal finalidade foi congelar e interditar qualquer intervenção de desenvolvimento local para o cidadão comum.
Hoje, prevalece um cenário de uma costa totalmente desprotegida, um litoral com uma enorme vulnerabilidade e uma presença de uma pobre atividade pesqueira e desertificada de valor humano.
A sequência de politicas desde 1998 de planos de monitorização e condicionamento de áreas da orla costeira, que foram elaboradas ignorando as pessoas e os seus conselhos, hoje ninguém questiona que há muito a mudar.
Agora as entidades responsáveis minam os órgãos de comunicação social, que avançam com a seguinte pergunta:

 Deverá ser somente o Estado a suportar as despesa de defesa da orla costeira?

Sem comentários: