INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/09/21

Guaxinim andava à solta no pinhal de Ofir

«A GNR, através do Posto Territorial de Esposende, recuperou um guaxinim que, há dias andava à solta, no pinhal de Ofir, na localidade de Fão.

Não foi fácil, mas o animal foi capturado, anteontem à noite, pelos militares a laço com a ajuda de técnicos do Instituto de Conservação da Natureza da Natureza e Florestas (ICNF).
O alerta para a GNR foi dado via telefone. De acordo com o que foi possível apurar, o guaxinim já tinha sido avistado há algum tempo no pinhal, perto do hotel, mas só anteontem alguém alertou a GNR. 

No terreno, os militares encontraram um animal bem tratado, pelo que se presume que guaxinim estivesse em cativeiro e tivesse escapado.
O animal ficou à guarda da GNR de Esposende, que não escapou a umas rosnadelas, e ontem foi encaminhado para o Parque Biológico de Gaia, onde deverá ficar em quarentena para ser depois entregue ao Zoo de Santo Inácio, também em Vila Nova de Gaia, que deverá ser o seu novo lar.
O guaxinim é originário do continente americano e é omnívoro, comendo desde pequenos pássaros e roedores até cereais e frutas.»

Sem comentários: