INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2015/07/23

Esposende mantém-se como destino balnear de excelência


As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães foram galardoadas com a Bandeira Azul da Europa para a época balnear 2015, reunindo, assim, todos os requisitos que lhes permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade. Em virtude da atribuição deste galardão, decorrem nestas praias várias atividades de educação ambiental, sensibilizando os veraneantes para a adoção das melhores práticas e de uma atitude adequada perante estes locais de excelência e seus ecossistemas. 

Já Apúlia e Cepães viram ser atribuído também o galardão de Praia Acessível, relevante na medida em que estas praias se encontram dotadas das infraestruturas requeridas para pessoas com mobilidade condicionada, existindo nas mesmas também disponíveis equipamentos (cadeiras anfíbias) que lhes permite usufruir de banhos de mar em condições adequadas.


Este ano, há também cinco praias, nomeadamente Apúlia, Ofir, Cepães, Ramalha e Rio de Moinhos, classificadas com águas balneares com Qualidade de Ouro, uma distinção da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, derivada do facto de ao longo dos últimos cinco anos apresentarem sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente. Mais uma vez se demonstra que o concelho continua a ser um excelente destino balnear. 



Mas, e para além destes aspetos, importa ainda salientar que, numa perspetiva de melhoria da segurança dos utilizadores das praias do concelho, a Câmara Municipal promove a vigilância e o salvamento marítimo em zonas que apresentam um uso intensivo, apesar de não estarem associadas a nenhuma concessão de praia. Não obstante não constituir sua responsabilidade, o Município disponibiliza nadadores-salvadores nas praias de Cepães-Marinhas, Pedrinhas/Cedovém, em Apúlia, e Suave Mar-Foz, em Esposende. 

Os resultados das análises à qualidade das águas balneares poderão ser consultados através dos sítios da internet da Esposende Ambiente, na área Praias 2015, e da Agência Portuguesa do Ambiente

Blogue Pedrinhas & Cedovém com Correio do Minho

Sem comentários: