INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2015/08/04

Mar de hoje, consequência da "Lua Azul" de Sexta



Na sexta-feira, no último dia de julho, houve uma "lua azul", um fenómeno que ocorre de três em três anos e que só vai voltar a acontecer em janeiro de 2018.

Segundo o Observatório Naval dos Estados Unidos, chama-se "lua azul" à segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário, julho neste caso.
Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias e quando ocorre uma lua cheia no início do mês é provável que haja uma segunda no final.
É isso que ocorreu esta sexta-feira. No mês passado, a primeira lua cheia aconteceu no dia 02.
Apesar de ser denominada "lua azul", o planeta apareceu com as cores do costume - cinzentos, brancos e prateados.
Segundo peritos, a lua ficou azul em poucas ocasiões devido a poeira, cinza e fumo na atmosfera provocada por grandes erupções vulcânicas ou incêndios florestais.

A última "lua azul" ocorreu a 31 de agosto de 2012.


A "lua Azul", hoje é a grande causadora do mar revolto no principio do mês de agosto.

Se no mês de agosto o mar passa o enrocamento do quebramar, vamos ver como é que vai ser o mês de setembro e este inverno.

Sem comentários: