INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2016/04/29

O Futuro das águas Portuguesas - 2200 - ARRANHA CÉUS NA ÁGUA

Projeto de um arquiteto da Malásia chamado Sarly Sarkum Adre Bin, que pensou como o futuro da terra é incerto e o tamanho do mar é significativamente grande. É então aí que se encontra a solução de um Futuro breve.


Nesta perspectiva Bin Sarkum criou um arranha-céu a descer alguns metros para o fundo do mar, que irá utilizar vários e ser sustentável para a produção de tecnologia de energia renovável, de modo que se alimente de energia a partir de ondas do mar, eólica e solar .


Ao longo da história, através da sua necessidade para a civilização, o homem criou edifícios que consomem recursos. O arranha-céu é o epítome desses consome voraz, o seu agrupamento altamente denso de actividades, ou seja, trabalho, lazer, descanso, etc tornou-se um arautos ameaçadores de nosso futuro ecologicamente sombrio. Como reação aos arranha-céus modernos e seus dilemas mentes eminentes do mundo criaram muitas variações do arranha-céus sob a forma de os subscrapers antitéticas, groundscrapers e até mesmo raspadores de profundidade. Ainda assim eles ainda lutam para conseguir entrada / saída de zero em termos de produção de recursos zero. Há greenscrappers que, apesar de si são ecologicamente corretos, estão vinculados ao tecido urbano e à interligação de redes de produção que ainda estão a contribuir negativamente para o meio ambiente.


O HO2 + raspador propõe a libertar-se do tecido urbano e funciona como embaixadores auto-suficientes no mar. O HO2 + raspador é uma unidade flutuante autônoma do espaço de sustentação habitável, funcional e auto que irá funcionar, de forma coletiva, como uma cidade flutuante. Ele é auto-suficiente, uma vez que gera a sua própria energia através de onda, vento, corrente, solar, bio, etc. e gera o seu próprio alimento através da agricultura, aquicultura, hidroponia etc. Ele carrega com a sua própria pequena floresta em cima suas costas e suporta lugares para usuários de viver e trabalha em suas profundezas. Seus tentáculos bioluminescentes fornecem da fauna do mar um lugar para viver e se reúnem durante a coleta de energia através de seus movimentos cinéticos. Tais estratégias de sustentabilidade têm como objectivo criar, em última instância e fornecer um oásis com impactos negativos "zero" para o meio ambiente, não só isso, mas também melhora-lo, portanto, o 'Plus'. Apropriadamente como antítese poética de um arranha-céu que vai para o céu o HO2 + raspador desce para as profundezas do mar.


Os principais componentes do programa para o HO2 + raspador consistem de geração de recursos (isto é, energia, alimentos, ar, etc), sala de estar, trabalho, jogo, tratamento de resíduos e manutenção. O programa é distribuído uniformemente, de acordo com a proximidade de qualquer recurso externo exigido específica ou seja, os geradores eólicos são colocados da ilha jardim do telhado, o componente pecuária também é colocado lá, as áreas de vida são colocados logo abaixo do nível do mar, onde a luz natural é a melhor, etc.




O edifício em si é mantido na vertical, utilizando um sistema de lastro e equilibrar tanques. Os tentáculos também servem como elementos de equilíbrio, pois, na geração de seu poder, estão em constante movimento com o ritmo da maré. Os controles de flutuação e de lastro são colocadas com as menores porções para criar a força contrária adequada para manter o edifício em pé.

Na finalidade, prevemos um futuro onde a terra como um recurso será escasso; é apenas a progressão natural que nós criamos nossa própria. Aproximadamente 71% da superfície da Terra é oceano, ainda mais se a mudança climática tem a sua maneira, portanto, é apenas a progressão natural que vamos preencher os mares um dia. Nós imaginaremos uma nova metapolis, criados a partir de uma coleção de HO2 + raspadores, como uma cidade que não consome natureza, mas cria e produz natureza. No final, tornará-se HO2 + Cidades.

2016/03/24

Polis Litoral Norte lança concurso para reabilitação da praia da Arda-Bico por mais de 540 mil euros


A sociedade Polis Litoral Norte acaba de lançar  o concurso público para a requalificação da praia da Arda-Bico, em Viana do Castelo, num investimento superior a 540 mil euros.
O anúncio do procedimento, publicado na quarta-feira (16 de março), em Diário da República (DR) diz que a empreitada inclui “a proteção e reabilitação do sistema costeiro na praia da Arda-Bico, bem como o ordenamento de infraestruturas de apoio a este espaço balnear, nomeadamente acessos viários, estacionamento e acessos pedonais”.
A Polis Natural Norte é uma sociedade de capitais públicos, constituída pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e pelas câmaras municipais de Viana do Castelo, Esposende e Caminha.
O financiamento destas empreitadas é suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), sendo a componente nacional assumida pelo Estado português, e pela Câmara de Viana do Castelo.

2016/03/20

Equinócio da Primavera

Hoje é o Equinócio da Primavera, ambos os hemisférios da terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol.

LUGAR DAS PEDRINHAS
Hoje é o dia de Eostre (Ostara) Deusa da fertilidade, do amor e do renascimento consoante a mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica.

A DANÇA DA RODA DO ANO
 Este ano calha no domingo de Ramos, na religião Católica, dia dedicado aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores e os padrinhos e madrinhas em troca dão o "folar", ou seja a prenda da Páscoa.

FOLAR

2016/03/08

Caminha: Estudo da Polis fornece suporte para execução de candidatura à dragagem do canal dos pescadores


A Polis Litoral Norte submeteu recentemente ao POSEUR - Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, uma candidatura para realização do levantamento batimétrico e análise de sedimentos na Foz do Minho. Esta candidatura vai permitir recolher informação bastante valiosa para o concelho de Caminha, constituindo o primeiro grande passo para que, dentro de algum tempo, se possa realizar uma outra candidatura, esta para a dragagem do canal dos pescadores.



Conforme explica o presidente da Câmara, “agora fazemos o levantamento do leito do rio e percebemos a qualidade da areia, porque a mesma vai ser encaminhada para a praia de Moledo. Depois, avançamos com a candidatura para a dragagem, uma reivindicação antiga dos pescadores de Caminha que trouxe já o presidente da APA a Caminha para reunir com a associação e a Câmara”.


Levantamento hidrográfico e análise de sedimentos na foz do rio Minho com vista à alimentação artificial da praia de Moledo, enquanto intervenção de proteção costeira” é a designação da candidatura que a Polis Litoral Norte submeteu ao POSEUR. Estes trabalhos permitirão reforçar o cordão dunar na Praia de Moledo enquanto primeira linha de defesa costeira, de forma a impedir o avanço do mar sobre a área urbana de Moledo e sobre a Mata Nacional do Camarido. 


Para além disso, segundo Miguel Alves, os resultados deste levantamento hidrográfico e a análise dos sedimentos vão contribuir para uma melhoria da navegabilidade na foz do rio Minho além de permitir, como referimos atrás, avançar com uma candidatura para a dragagem do canal dos pescadores.
É importante referir também que o levantamento hidrográfico e a análise de sedimentos na Foz do Rio Minho são acções complementares que possibilitarão, no futuro imediato, intervir nesta linha de costa tão fragilizada por ação do avanço do mar e da ocupação desregrada e abusiva do homem, de forma estruturada e resiliente.

De acordo com o relato técnico, “a elaboração do levantamento hidrográfico na foz do rio Minho com vista à alimentação artificial da praia de Moledo, enquanto intervenção de protecção costeira será realizado através de um levantamento à escala 1:500, com referenciação ao sistema de coordenadas Hayford-Gauss, Datum 73 e será acompanhado de um relatório descritivo dos trabalhos com indicação da metodologia de execução, vértices geodésicos utilizados e marcos de apoio estabelecidos. Estes marcos serão materializados de forma a garantir a sua perenidade”.

Por outro lado, conforme consta do processo, estes trabalhos enquanto intervenção de protecção costeira, “visam a execução da campanha de amostragem aos sedimentos a dragar na Foz do Rio Minho, em 15 (quinze) estações de amostragem (EA), com a colheita de amostras de sedimentos compósitas e a consequente realização de ensaios laboratoriais de caracterização físico-química daqueles sedimentos, em cumprimento da Portaria 1450/2007, de 12 de Novembro (para os limites de detecção indicados no diploma legal). Em cada estação de amostragem será recolhida uma coluna de sedimentos com cerca de 2 m”.

Esta candidatura de protecção do litoral - acções e materiais e acções que visam a produção de conhecimento, gestão da informação e monitorização foi submetida ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) cujo eixo prioritário e objectivo temático é promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.

Blogue Pedrinhas & Cedovém com Correio do Minho

Artista Designer com uma linha Surreal Futurista, cujo fim é de poder resistir a desastres naturais.

A "ilha Dauphin", localizada na costa do Alabama, no Golfo do México, é conhecida por ter fortes furacões e catastróficas. Quando uma tempestade atinge esta pequena ilha de cerca de 1.200 pessoas, muitas vezes lava grande parte da sua costa e deixa para depois os moradores de terem de reconstruir as suas casas. E isso é sempre que passa uma grande tempestade.


Artista Dionisio González ficou fascinado com a capacidade desta sociedade de suportar a criação e destruição em tão rápida sucessão, voluntariamente sucumbir aos caprichos dos ciclos de tempo da natureza sucessivamente. O artista, que sempre manteve um interesse em arquitetura, embarcou numa missão em projetar estruturas surreais que melhor se adequam à habitação populosa, com a fusão de uma fantasia numa ilha repleta desta realidade que é inevitável aos seus habitantes.


Por sua série "Ilha Dauphin" González concebeu linhas fortes e futuristas de um sonho, feitas de ferro e betão, fundindo o papel do artista com a do arquiteto, do engenheiro e do urbanista. Os edifícios peculiares - um híbrido de uma casa de praia, com um bunker e uma nave espacial - são como estruturalmente lunáticos de forma sustentável num único "som". Com estes modelos hipotéticos, González ilustra uma colisão de caos e com a beleza, num sitio precioso para a criatividade.


Numa segunda série, "Inter-Ação", González cria um ambiente de ficção em que os recursos naturais se tornam fisicamente indispensáveis "artificiais" edifícios. Enxerta estruturas com uma insolvência natural, como no lugar das Pedrinhas e em Cedovem, que já existe à milhares de anos. González torna um mundo fictício em que os ambientes naturais e urbanos não estão apenas em harmonia, mas estão realmente fundidos. Puramente através da criação de imagens, González oferece-se-nos uma potencial ordem de mudar. Uma ordem estabelecida das coisas, abrindo assim o horizonte a uma possibilidade de mudança de mentalidades.

2016/02/13

ALERTA LARANJA




O mapa geral resume todos os riscos de mau tempo ou todos os alertas de mau tempo, bem como avisos meteorológicos úteis para Braga. No mapa, é possível identificar os locais ou as regiões de Braga onde são iminentes situações de mau tempo, como tempestades/furacões, chuvas fortes e trovoadas. Além disso, é também possível ver em que locais se devem esperar o piso escorregadio. Forte agitação marítima.

2016/02/09

Ministro do Ambiente quer reforçar litoral sudoeste

O ministro do Ambiente visitou os concelhos de Sines e de Odemira, no passado dia 20 de janeiro, para inaugurar as obras de requalificação que a Sociedade Polis Litoral Sudoeste está a realizar em toda a costa.


João Matos Fernandes anunciou que o Governo vai investir 28 milhões de euros na “integridade da linha de costa”, nomeadamente na consolidação de arribas, no carregamento de praias com areia e na conservação do cordão dunar.

As obras de manutenção da integridade da linha de costa serão concretizadas, através de fundos comunitários, cujas candidaturas vão ser feitas até ao final do mês janeiro, início de fevereiro”, disse à margem da cerimónia se obterem novos fundos comunitários e por não existir alternativa a este modelo de gestão integrada da orla costeira.

Blogue Pedrinhas & Cedovém com o Jornal o Leme

2016/02/05

Requalificação da Praia Norte vai arrancar com um ano de atraso

As obras de requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo, orçadas em 2,6 milhões de euros, deverão começar em maio, um ano depois da data inicialmente apontada, disse hoje o presidente da Câmara local



O socialista José Maria Costa, que falava no período antes da ordem do dia da reunião camarária, adiantou que a intervenção vai ser realizada ao abrigo de uma nova candidatura, ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), efetuada pela sociedade Polis Litoral Norte.

O autarca anunciou a abertura de um novo concurso público e explicou que a empreitada, com duração prevista de cerca de nove meses, "procurará, durante os meses de verão, libertar partes da zona balnear para fruição dos banhistas".

José Maria Costa acrescentou que a candidatura em causa abrange igualmente intervenções de requalificação nas praias da Arda e da Ínsua, ambas em Viana do Castelo, bem como outras nos concelhos vizinhos de Caminha e Esposende

O início das obras, que inicialmente esteve previsto para abril de 2015, foi adiado devido a "questões burocráticas", tal como anunciou à Lusa o autarca local. Em dezembro passado, afirmou que "questões burocráticas, decorrentes do concurso público, ditaram o adiamento da intervenção para 2016".

"Estamos numa fase em que há muitas empresas a concorrer a obras públicas. Nesta obra tivemos mais de 20 empresas. Foi um processo que teve muitas reclamações e que obrigou a muita análise jurídica, e isso levou a que se atrasasse o processo de decisão, porque temos de cumprir a lei, e os procedimentos administrativos", explicou na ocasião.

Segundo o autarca socialista, o atraso no processo conduziu ao cancelamento daquele concurso público, face à impossibilidade de cumprimento do prazo de conclusão da obra, final de 2015, o que colocava em risco os fundos da candidatura apresentada ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT).

Em causa está a obra de requalificação da Praia Norte, a realizar ao abrigo da sociedade Polis Litoral Norte.

A intervenção, alvo de contestação por um movimento cívico local critica o que considera ser "o fim do estacionamento junto ao mar", que existe naquela zona, vai abranger uma área equivalente a cinco campos de futebol.

As obras contemplam duas fases, que vão decorrer em simultâneo, uma para defesa da zona costeira e outra de requalificação daquela zona balnear.

O projeto prevê a demolição dos três atuais espaços de restauração, que serão relocalizados nas novas "praças". Prevê ainda "um calçadão junto ao mar" e, além das "praças", vários espaços verdes.

Blogue Pedrinhas & Cedovém com País ao minuto

2016/02/02

E nós? Governo melhora os portos de Mar do Norte. Zonas da costa que necessitam de ser protegidas são simplesmente esquecidas!

Governo vai melhorar acessos ao porto de Mar de Viana do Castelo


«O Governo vai melhorar as acessibilidades ao Porto de Mar de Viana do Castelo. A promessa foi deixada ontem pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, depois de uma visita ao Centro de Remo de Viana do Castelo e ao Centro de Interpretação do Mar localizado no navio Gil Eannes.
A governante reconheceu que é necessário encontrar soluções para melhorar os acessos rodoviários e marítimos ao porto e disse que o assunto já está a ser analisado por uma comissão especializada.


Já estamos a trabalhar nesse ‘dossier’. É um compromisso que nós temos de, juntamente com outras áreas do Governo, encontrarmos uma solução, mas também tentarmos aumentar a competitividade para atrair novas indústrias. Viana do Castelo é um bom exemplo do que pode ser feito em prol da economia do mar”, afirmou Ana Paula Vitorino.A comissão vai ser criada durante esta semana.

A governante lembrou que o mar é o maior recurso natural do país e que “nós temos já aprovado o Programa ‘Mar 2020’, com os fundos comunitários aplicados à área do mar e o nosso objectivo é ter o processo legislativo todo concluído no primeiro trimestre para podermos lançar os primeiros concursos, as primeiras candidaturas para que possa haver possibilidade de financiamento”.
Outra das medidas de apoio que está a ser preparada pelo Governo é o programa da Simplificação Administrativa Aplicada ao Mar (o ‘Simplex do Mar’). Este programa permite ao Estado responder com maior rapidez e eficiência às solicitações dos cidadãos e das empresas ligadas às actividades marítimas.

A ministra do Mar defendeu ainda que as actividades desportivas ligadas ao mar possam integrar os programas lectivos das escolas. “Queremos introduzir os desportos náuticos no desporto escolar. Não existe razão nenhuma para que os meninos aprendam a jogar basquetebol e não tenham contacto com o remo, com a vela ou o surf. Queremos dar um maior contributo para que os nossos jovens tenham maior conhecimento”, disse Ana Paula Vitorino.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acolheu com agrado o interesse do Governo na questão dos acessos ao porto de mar. “Há um projecto pronto, as expropriações estão identificadas e grande parte delas já estão executadas. Basta encontrarmos as linhas de financiamento”, disse José Maria Costa.


O autarca vianense lembrou que o porto de mar “é responsável por mais de 600 milhões de euros de exportações e o distrito exporta 1.3 mil milhões de euros por ano. Estamos a falar da necessidade de operacionalização de uma infraestrutura que é fundamental para aumentarmos a nossa internacionalização”, frisou José Maria Costa.
Além das visitas, a Ministra do Mar reuniu com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, onde manifestou o interesse do Governo em apostar na melhoria das infraestruturas marítimas e portuárias.

Ana Paula Vitorino conheceu também os projectos do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, de renovação da frente costeira, do Centro de Mar, da empresa Viana Pesca e Aldeias do Mar (intervenções nos concelhos de Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira).
A governante inaugurou também os armazéns de aprestos dos pescadores de Viana do Castelo.»


DEPOIS DE TER SIDO DADO A CONHECER ESTA VISITA AOS PROPRIETÁRIOS, UTENTES E SIMPATIZANTES DO LUGAR DE PEDRINHAS E CEDOVÉM, ESTES PROMOVEM O SEGUINTE DESAFIO À SENHORA MINISTRA DO MAR.

EX.MA SENHORA MINISTRA, ANA PAULA VITORINO, 
NÓS GOSTARÍAMOS IMENSO DE LHE MOSTRAR O LUGAR DE PEDRINHAS E DE CEDOVÉM, POIS NÓS TEMOS A CERTEZA QUE QUE DEPOIS DE CONHECER ESTES DOIS LUGARES GOSTARÁ DE LÁ VOLTAR.

2016/01/15

DEPOIS DA RESTINGA agora o MOLHE DE ESPOSENDE

 Molhe de Esposende vai ser reforçado para aumentar a segurança dos pescadores

Investimento de um milhão de euros do programa Polis Litoral Norte vai servir para reconstruir parte da barra . O molhe norte, em precárias condições, já vitimou dezenas de pescadores.

MOLHE DE ESPOSENDE

A obra de reconstrução do molhe norte da barra de Esposende, "absolutamente fundamental" para conferir maior segurança à actividade piscatória, vai ser concretizada este ano, num investimento de um milhão de euros, informou hoje o presidente da câmara.
Benjamim Pereira disse à Lusa que a obra decorrerá sob a tutela da sociedade Polis Litoral Norte, que acaba de deliberar a abertura do concurso público, prevendo-se que os trabalhos comecem "dentro de três ou quatro meses". "Até ao final do ano, contamos ter o molhe pronto, o que é absolutamente essencial para a segurança dos pescadores", acrescentou.

Segundo o autarca, o molhe encontra-se "totalmente destruído", uma situação que já se arrasta "há demasiado tempo". "Não há pedra sobre pedra. As pedras estão todas na zona de passagem das embarcações", referiu.

Sem o molhe, as areias do lado norte "são todas arrastadas para a boca da barra", provocando um assoreamento que se torna "extremamente perigoso" para a entrada e saída das embarcações. Além disso, as embarcações ficam "totalmente desprotegidas" face à ondulação de noroeste.

Uma situação que, como tem denunciado reiteradamente o presidente da Associação de Pescadores de Esposende, Augusto Silva, faz com que aquela seja uma "barra assassina".

A última morte de um pescador naquela barra registou-se em Outubro de 2014, quando um "golpe de mar" virou uma embarcação. Para Augusto Silva, a culpa foi, mais uma vez, do assoreamento da barra, que estava "completamente seca", e da inexistência de um molhe de protecção a norte. Na altura, o líder associativo disse que os pescadores de Esposende já lutam "há 100 anos" por uma barra condigna, mas apenas têm conseguido "promessas".

Segundo Augusto Silva, naquela barra já morreu cerca de uma dezena de pescadores, "mas os sustos são constantes e esses não entram nas estatísticas".

O programa Polis Litoral Norte foi lançado em 2008 para requalificar e proteger a frente costeira de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, numa extensão de 50 quilómetros. 

Blogue Pedrinhas & Cedovém com PUBLICO

RESTINGA DE ESPOSENDE
2010
Restinga do Rio Cávado


2015
COLOCAÇÃO DOS CILINDROS GEOSSINTÉTICOS NA RESTINGA DO RIO CÁVADO
2016
A PONTA DA RESTINGA DO RIO CÁVADO COM CILINDRICOS GEOSSINTÉTICOS 

A PONTA DA RESTINGA DO RIO CÁVADO COM CILINDRICOS GEOSSINTÉTICOS

Toda a gente sabe que agora com esta obra de engenharia está construído o grande muro que impossibilitará o depósito de inertes nas praias as sul do Cávado, como se tornará responsável pela erosão da orla costeira a sul de Esposende.

Para além da sequência das várias barragens do rio Cávado, que já eram as responsáveis,  existe agora este ultimo muro que entupirá a evacuação de inertes para o mar.

Nos anos vindouros a dragagem da foz do rio será um trabalho imperativo, pois nos próximos invernos, mais chuvosos e nos casos da necessidade de descargas das barragens coincidirem com as marés altas, haverá forçosamente inundações nas habitações nas margens da foz do rio (margem sul - Ofir  e  margem norte - Esposende).

Essas inundações não serão de responsabilidade natural mas sim por erro humano, porque afinal  estes CILINDROS GEOSSINTÉTICOS serão sempre um MURO DE CONTENÇÃO.

2016/01/10

O mar galgou a terra aqui ...!


O Mar galgou a terra aqui d´El Rei
me acode, mas fiquem todos sabendo-o,
foi da mão do Homem.
Carlos Moreira 

Esporão do Lugar das Pedrinhas



Sim Sr !... o mar galgou a terra aqui e destruiu! .... Tudo por causa dos esporões!!! 

2016/01/02

Ruína existente - a falta de zelo pelo passado, pela história e de visão do futuro.

LUGAR DAS PEDRINHAS

O estado de ruína que o quebramar do Lugar das Pedrinhas se encontra hoje, não deixa os insensíveis indiferentes, nem os mais distraídos. Estrangeiros e turistas, fazem perguntas:  «Why, how is it possible ...?», «Pourquoi, comment est-il possible ...? », «Waarom, hoe is het mogelijk ...?», «为什么,怎么可能......?», «Dlaczego, jak to możliwe ...?», «Почему, как это возможно ...?», «Varför, hur är det möjligt ...?».
...
Nós encolhemos os ombros e dizemos não temos respostas para dar.

FORTE DE ESPOSENDE

O estado de abandono em que se encontra hoje o Património Edificado, Forte de Esposende (ou São João Batista), com o portão tombado, a tinta das paredes a descascar, a falta de limpeza da cantaria, torna-se evidente para qualquer turista e/ou visitante.


Este Forte de Esposende localiza-se junto à foz do rio Cávado. É contituído por um conjunto de edifícios do  XVII/XVIII, mandado construir por D. Pedro II, com o objectivo de defender a entrada do rio  Cávado. Este forte nunca foi acabado, no entanto houve sempre reestruturas na sua arquitetura. 

Um turista afirmou, «le fort a été volée!» de imediato houve uma resposta, " yes, in his lordiness».

2015/12/23

Boas Festas e um melhor 2016


Os amigos Lugar das Pedrinhas & Cedovém desejam Boas Festas, que este ano TODOS peçam ao Pai Natal o restauro do quebramar e que em 2016 as autoridades responsáveis protejam estes dois lugares que até hoje têm tratado tão mal.


FELIZ NATAL
&
UM BOM
ANO NOVO

2015/12/13

O maior destroier da Marinha dos EUA já está no mar



O maior (e mais futurista) destroier americano conheceu o mar pela primeira vez.
O USS Zumwalt partiu do estaleiro Bath Iron Works, no Maine, no início desta semana para fazer os primeiros testes em mar aberto, oito anos após sua construção ter começado.

Com lados inclinados e ângulos pontiagudos, o Zumwalt – o primeiro de três navios de sua classe – parece uma nave do Império, da franquia Star Wars.

Além disso, é dirigido por um capitão chamado James Kirk, como o personagem de Star Trek (sem brincadeira). “Estamos absolutamente animados para ver Zumwalt em ação”, disse Kirk à Associated Press. “Para a tripulação e todos os envolvidos na concepção, construção e preparação deste navio fantástico, este é um grande marco”.


Caro e inovador

A classe Zumwalt é projetada para operar em águas fundas e rasas e pode cumprir uma série de funções, incluindo a proteção de navios maiores e disparo sobre alvos terrestres. É também fortemente automatizada para os padrões da Marinha americana, com uma tripulação de apenas 158 – quase metade da tripulação a bordo dos atuais destroieres da classe Arleigh Burke.

Os navios Zumwalt também geram energia suficiente para incorporar as futuras armas (como a arma a laser) que a Marinha está desenvolvendo, embora a construção dos destroieres tenha visto um grande aumento nos custos ao longo dos anos.

Trinta e dois navios foram originalmente planeados, mas esse número caiu para vinte e quatro, em seguida para sete, até finalmente chegou a três – cada um custando cerca de US$ 4 bilhões, ou € 3,7 bilhões no câmbio atual (excluindo os custos de pesquisa e desenvolvimento).

Instabilidade do destroier

Os primeiros testes em mar aberto serão importantes para analisar as características de Zumwalt em ação, incluindo a sua estabilidade


O navio utiliza uma arquitetura incomum atualmente, com seus lados estreitando à medida que sobem acima da água. Esta costumava ser a norma em navios de madeira e nos primeiros revestidos de metal feitos no século 19 – eles eram mais difíceis de embarcar e tinham uma armadura mais resistente (projéteis que atingem uma superfície inclinada em vez de vertical têm uma chance maior de deflexão e precisam penetrar mais material).


Esse design foi extinto no final do século 20 devido a problemas de estabilidade. No entanto, a Marinha diz que os lados inclinados do Zumwalt e a curva de perfuração de onda têm benefícios interessantes, enquanto seus novos sistemas de computador devem eliminar quaisquer problemas de instabilidade.


Será? Bom, vamos descobrir isso logo, logo. [TheVerge]




Polis vai ter 5 ME para investir no Litoral Norte

Ministro do Ambiente anuncia em Viana do Castelo



O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou este sábado, em Viana do Castelo, que a sociedade Polis Litoral Norte vai ter, em 2016, cinco milhões de euros para investir na costa entre Esposende e Caminha.

"Serão cinco milhões de euros para a área do Polis Litoral Norte, que abrange Caminha, Viana do Castelo e Esposende. Trata-se de um montante para investir em intervenções um bocadinho diferentes das até agora realizadas. Serão intervenções mais de recarga de praias, reforço dunar. Estamos a pensar poder aprovar esse investimento durante o mês de fevereiro, ou março, no âmbito de um aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) ", afirmou o governante.


O ministro do Ambiente, que falava à margem da inauguração das obras de requalificação da frente ribeirinha do núcleo do Cabedelo, em Viana do Castelo, orçadas em mais de um milhão de euros, afirmou que, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio "vai ser muito mais difícil, para não dizer que não vai ser possível, financiar intervenções de arranjo urbanístico".


Conjunto de medidas

"Portugal tem que cumprir um conjunto de medidas de adaptação em função das consequências das alterações climáticas e as intervenções que aí vêm são intervenções mais pensadas na manutenção e na estabilidade da linha de costa", disse.

Entre as intervenções previstas para 2016, está a empreitada de requalificação da Praia Norte, orçada em 2,6 milhões de euros e que deveria ter arrancado este ano.

Questionado pela agência Lusa sobre a continuidade da sociedade Polis Litoral Norte, criada em 2009 e com uma área de intervenção de 50 quilómetros de faixa costeira, João Pedro Matos Fernandes afirmou que decisão será tomada "em breve".



O governante revelou ainda que vai prolongar a atividade da VianaPolis até 31 de dezembro de 2016, mantendo inalterado o seu objeto social, a demolição do prédio Coutinho.

"A decisão definitiva da continuação da Polis Litoral Norte está para muito breve mas o ministério do Ambiente vê com muito bons olhos formas de organização que promovam a integração das diversas entidades com poder, e competência no litoral. É muito positivo e importante", defendeu.


Segundo aquela sociedade, a intervenção no Cabedelo "contemplou ações de qualificação, defesa e delimitação da zona natural em risco, mediante o reperfilamento da frente pedonal de mar e de rio e a correção da erosão de superfície".


Incluiu ainda "a criação de novos acessos pedonais à praia fluvial, a melhoria das áreas para estacionamento automóvel e das zonas de lazer".


Orçada em 1,05 milhões de euros, a obra foi financiada em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte(ON2), e em 15% pela Câmara local.


A obra criou também, "novos espaços naturais, acessos ao mar e um equipamento (este com a construção fora do âmbito da Polis Litoral Norte), dedicados à prática e fomento das modalidades de windsurf e kitesurf, a criação de um troço da ecovia do Litoral Norte, e de um posto para alimentação elétrica, abastecimento de água e evacuação de resíduos, para autocaravanas".


O ministro do Ambiente deslocou-se ainda ao concelho vizinho de Caminha para visitar as obras na praia da Gelfa, orçada em 300 mil euros e o reforço e proteção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas na foz do rio Âncora, que custou 430 mil euros.



Ambos os investimentos contaram com 85% de comparticipação do ON2, tendo a câmara local participado com os restantes 15%.

2015/12/09

Alterações climáticas impõem reforço das dunas da praia de Santo André

Mais de um milhão de euros foram investidos na consolidação da morfologia dunar recorrendo a técnicas de regeneração natural numa área com 55 mil metros quadrados.

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste, entidade responsável pela requalificação da praia da costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, anunciou a conclusão das obras e assinalou que a intervenção efetuada na zona do litoral alentejano para além de requalificar a praia, preparou o sistema dunar “para os efeitos das alterações climáticas” que, admite, poderão surgir “num futuro próximo”.
  
Nos trabalhos de reconstrução e consolidação da morfologia das dunas foram utilizadas técnicas de regeneração natural recorrendo à colocação de paliçadas, estruturas em ramos de salgueiro, e à plantação de cerca de 19.200 plantas de espécies dunares autóctones. Na zona abrangida pela intervenção, procedeu-se ainda à remoção manual de espécies invasoras, como a acácia e o chorão numa área próxima dos 55 mil metros quadrados.

A intervenção na costa da praia de Santo André enquadra-se nas ações que têm sido efetuadas ao longo do litoral português para travar a “tendência erosiva e regressiva e um risco concreto de perda de território”, assinala a Sociedade Polis. Para este cenário, acentua esta entidade, contribuem as alterações climáticas, expressas na “subida do nível médio do mar, na modificação do regime de agitação marítima e nos aumentos da frequência dos episódios meteorológicos extremos e da precipitação concentrada”. 

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, reforma os argumentos expressos por aquela entidade ao considerar a requalificação da praia da costa de Santo André “fundamental para a proteção de pessoas e bens” por se tratar de uma zona do território litoral de ”grande interesse turístico, essencial para a economia da região”.

A intervenção efetuada contemplou ainda o ordenamento e reconversão de caminhos, a criação de espaços para o estacionamento de viaturas afastados da zona dunar e a instalação de novos acessos e passadiços, em material reciclado, destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

O investimento efetuado na requalificação e consolidação da costa de Santo André, no âmbito de uma parceria entre Sociedade Polis Litoral Sudoeste e a Câmara de Santiago do Cacém, superou um milhão de euros e foi apoiado pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território 2007/2013 e cofinanciada a 85% pelo Fundo de Coesão.

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